Relação Entre Obesidade e Ronco
O Ronco é um dos principais motivos de procura ao Otorrinolaringologista pelo paciente obeso. Mas, o ronco é exclusivo do obeso? O que fazer para eliminar ou reduzir o ronco?Não é apenas o obeso que ronca. Esse ruído pode surgir por outras causas, como por exemplo as obstruções nasais por rinite alérgica, gripe (ronco temporário) e desvio de septo nasal, uso de relaxantes – calmantes e bebidas alcoólicas, principalmente. Na criança a principal causa é hipertrofia da adenóide e/ou amígdalas.
Alguns desses casos podem ter solução apenas cirúrgica, mas em qualquer dos casos tem que ser tratada a causa básica (tratar alergia, suspender calmantes e bebidas alcoólicas, etc) e a partir daí pode-se pensar em cirurgia se não der resultado satisfatório.
E voltando ao caso de obesidade associada, o emagrecimento será o primeiro passo para tratar o ronco – aí a dieta e exercícios são fundamentais – a principal mudança terá de ser comportamental. A avaliação de um Endocrinologista e um Nutricionista tem um papel importante.
Até breve.
Dr. Celso.
Atende na em Divinópolis.
http://www.clinescultural.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário